cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops

Institucional

Histórico

O Colégio Tiradentes foi idealizado pelo Coronel Oswaldo de Oliveira no ano de 1980, na época de sua criação, Comandante da Academia de Polícia Militar.

Inicialmente o objetivo era a preparação dos adolescentes para o oficialato da Corporação, sendo estruturado nos moldes do CFO – Curso de Formação de Oficiais, com alunos somente do sexo masculino.

O primeiro Comandante do Colégio foi o Capitão ANTÔNIO CÉSAR DA CUNHA CHAVES, onde na sua estrutura administrativa, contava com a participação de funcionários civis e militares oriundos das Secretarias da Segurança e da Educação. Em substituição ao Capitão CHAVES assumiu o Comando e Direção do Colégio o Capitão VALNEI TAVARES, tendo como Subdiretor o Tenente Jorge Luiz de Oliveira Flores.

As aulas eram ministradas em turno integral, com exceção da quarta-feira. Os Trabalhos de Recuperação Disciplinar (TRD) eram realizados aos sábados.

Para o ingresso na primeira turma do Colégio Tiradentes, não houve exame de seleção intelectual. Os candidatos prestaram apenas exame físico e psicológico. O exame de seleção intelectual foi realizado a partir de 1981.
Os alunos, além das atividades curriculares, participavam de atividades culturais (coral) e esportivas (futebol, vôlei, basquete, esgrima e equitação), em competições desportivas internas e campeonatos.

Por um determinado período os quinze primeiros alunos classificados ao final do ano letivo, com nota igual ou superior a oito, ingressavam diretamente no CFO, participando somente dos testes físico e psicológico.
Inicialmente, para atender à legislação de ensino vigente, os concluintes recebiam o Certificado de Técnico em Desporto, referente à habilitação profissional oferecida no Colégio.

Sua criação se deu através do Decreto 29.502, publicado no DOE de 25.01.80, e a Portaria 10.117 de 13.02.80, autorizou seu funcionamento como Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar, em Porto Alegre.

Em atendimento às alterações na legislação de ensino, a Escola passou a oferecer o Ensino de 2º Grau – PPT. A partir de 1997, observando os dispositivos da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (Lei Federal 9394/96) vem oferecendo o Ensino Médio.

Recentemente, a Portaria 307, de 12 de dezembro de 2000, alterou a denominação da Escola para COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES.

Atualmente, o Colégio Tiradentes é regido pela Lei de Ensino da Brigada Militar, Lei 12.396/05, aprovada em 26 de Outubro de 2005, permanecendo apenas o quadro de professores ligados a Secretaria de Educação, os quais são cedidos através de convênio.

Colégio Tiradentes de Passo Fundo

O Colégio Tiradentes Passo Fundo esta localizado à rua Bento de Menezes, nº 583, bairro Rodrigues, ocupando uma área total de 2.950 m2, e área física construída de 920 m2, no local em que no ano de 1931 a 1954, foi instalado o 3º RPMon, primeiro destacamento da Brigada Militar em Passo Fundo, área que tempos mais tarde aos cinco(05) dias do mês de março do ano de 1960, foi doada pela Brigada Militar á Secretaria Estadual de Educação, para funcionar o grupo escolar Salomão Iochpe cujo educandário estadual na época foi idealizado e construído por iniciativa do ROTARY Clube/Passo Fundo. Com o crescimento na demanda de alunos e necessidade ampliar espaço e instalações o colégio Salomão Iochpe, no ano de 2004 transferiu-se para outra área no mesmo bairro.  ficando a atual estrutura na ociosidade, motivo pelo qual foi disponibilizada e devolvida a Brigada Militar, o Comandante Regional na época era o Cel Valdir João Reis Ceruty, o qual buscou unir esforços na retomada do patrimônio, vislumbrando a instalação do Colégio Tiradentes em Passo Fundo, sonho que se concretizou com a assinatura do decreto de criação e instalação do Colégio Tiradentes em Passo Fundo no dia 13 de dezembro de 2006, dec.estaduais de nº 44.486 e 44.787, assinados pelo então governador Sr. Germano Rigoto, e a nível de Brigada Militar o Colégio Tiradentes Passo Fundo foi instituido pelas portarias de criação e instalação nº 282 e 293/EMBM/06 assinadas pelo então Comandante Geral Cel Airton Carlos da Costa na mesma data.

Com a criação e instalação do Colégio Tiradentes em Passo Fundo em 13dezembro2006, o quadro de efetivo com 03 oficiais e 07 praças foi constituído e designado, foi guindado ao Comando na época o Major Ordeli Savedra Gomes, o qual permaneceu por seis meses no comando e em 12junho2007 entregou o comando ao seu sub-comandante o Capitão Marcelo Scapin Rovani.

Para iniciar o funcionamento no nível de ensino médio o Colégio Tiradentes Passo Fundo necessitava acatar as normas do Conselho Estadual de Educação, e cumprir exigências comuns a qualquer estabelecimento de ensino recém criado, resoluções essas que regulam parâmetros mínimos aos estabelecimentos de ensino, que devem estar estruturados: com salas de aula compatíveis ao nível médio de ensino, banheiros, biblioteca com acervo de livros mínimos de mil exemplares, laboratório completo de ciências físicas e biológicas, pré-requisitos esses que não existiam ou estavam em desacordo, impossibilitando ao Colégio Tiradentes Passo Fundo de receber a autorização e o credenciamento do Conselho Estadual de Educação, motivo pelo qual o Colégio Tiradentes Passo Fundo funcionava como escola de formação da BM com estágios e cursos policiais funcionando em suas dependências, o que ocorreu durante no período de 2006 a 2008.

Com a assunção do Comando Regional pelo Coronel Pedro Luiz Lima no ano de 2008 e a designação ao Comando do Colégio Tiradentes do Major QOEM André Idalmir Savian Juliani, em 26 junho de 2008, se uniu esforços e foram acirrados as ações, e se iniciou uma busca de recursos públicos, projetos foram elaborados e campanhas lançadas a fim de buscar recursos públicos e privados, mobilizando a comunidade da importância do Colégio Tiradentes para Passo Fundo e região, a fim de cumprir as exigências do Conselho Estadual de Educação, meta que foi alcançada em 26 novembro de 2008, graças a colaboração de amigos e parceiros da Brigada Militar de Passo Fundo e região, apoio fundamental na realização de melhorias na estrutura e dependências do colégio.

Como registros que marcarão a história do Colégio Tiradentes Passo Fundo, temos:

O lançamento, em 01 outubro de 2008, do 1º Edital de Seleção para ingresso de 90 alunos no Colégio Tiradentes Passo Fundo, com 282 jovens inscritos;
A visita de apoio e autorização de funcionamento da Exma Sra Governadora Professora Yeda Crusius, juntamente da Secretária de Educação Professora Mariza Abreu e do Comandante Geral da BM na época Cel Mendes, no dia 21 outubro de 2008.

A criação e estruturação do Círculo de Pais e Mestres do Colégio Tiradentes Passo Fundo com registro de estatuto próprio, e eleição da primeira diretoria, sendo guindado como presidente o pai de aluno o Capitão Marco dos Santos Moraes, juntamente com sua esposa Sra Luciana Gosmann Moraes, e da composição do conselho fiscal composto pelo presidente eleito o Major Jair Euclesio Ely, tendo como membros os Srs presidentes da associações dos oficiais, dos subtenentes e sargentos e dos cabos e soldados da guarnição de Passo Fundo.

A matricula em 15 dezembro 2008 de 90 alunos, pré-selecionados em concurso público os quais fazem parte da primeira turma do Colégio Tiradentes Passo Fundo.

A apresentação, em 16 de fevereiro de 2009, dos 90 alunos para iniciarem a semana de adaptação (semana zero) com o apoio de 07 alunos do 3º ano oriundos do Colégio Tiradentes Porto Alegre.

O recebimento em 26 e 27 de abril dos primeiros professores do Colégio Tiradentes Passo Fundo para reunião pedagógica e preparação do inicio do ano letivo 2009.

O inicio do ano letivo em 02 de março de 2009, tendo a primeira aula inaugural proferida pelo Sr Cel LIMA Comandante Regional do Planalto da Brigada Militar em 05 de março de 2009, e a primeira reunião com pais e responsáveis dos alunos em 09 março de 2009.

Em, 18 abril 2009, data da primeira formatura de entrega de boinas aos alunos da primeira turma do Colégio Tiradentes Passo Fundo, em conjunto ocorreu a solenidade de entrega de panóplias a todas as pessoas que contribuíram para a concretização do Colégio Tiradentes em Passo Fundo, estando presente no evento autoridades como: o Secretário de Segurança Gal Edson Goulart, o Comandante da BM Cel João Carlos Trindade Lopes, além das autoridades municipais, amigos homenageados e pais.

Em 10 de Outubro de 2009, ocorreu a inauguração da obra de 222,6 metros quadrados, de acesso e pórtico do Colégio Tiradentes de Passo Fundo com descerramento de Placa Comemorativa, com a presença do Exmo. Sr. Comandante da BM Cel. João Carlos Trindade Lopes, do Prefeito Municipal de Passo Fundo Eng. Airton Langaro Dipp, do Presidente da Câmara de Vereadores Vereador Dr. Diorgenes Basegio, além das autoridades municipais, amigos homenageados, pais e alunos.

cheap football shirts cheap football kits cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit