Identidade/Potencialidades

Na Origem

• Escola pública Estadual, cuja mantenedora é a Brigada Militar, órgão da Secretaria da Segurança Pública do Estado, com tradição nos 174 anos de sua instituição, atua no projeto Educacional há mais de 32 anos de experiência no Ensino Médio em Porto Alegre; em Passo Fundo e Santa Maria, completou seu terceiro ano de atividades; e em Ijuí, Santo Ângelo e São Gabriel o segundo ano; e em 2011 teve inicio na Cidade de Pelotas. Os nossos professores mediante convênio são oriundos da Secretaria Estadual de Educação.
  • Destaque aos princípios da cidadania, solidariedade, respeito, liderança, autonomia, hierarquia e disciplina como valores que orientam o processo educativo dos adolescentes, preparando-os para a vida.
  • Prática de atividades extracurriculares nas modalidades de atletismo, futebol, voleibol, basquetebol, equitação, handebol e natação, atividades esportivas ofertadas de acordo com apoio recebido de entidades sociais e que dependendo do número de alunos inscritos(mínimo 20 por atividade).
  • Uso obrigatório de uniforme escolar/ fardamento conforme estabelece o Regulamento de Uniformes do CTBM.
  • Gestão administrativa em parceria com professores, pais (Círculo de Pais e Mestres) e Inter-estudantil (associação dos alunos), segmentos que participam da tomada de decisões no Colégio através do Conselho de Classe Participativo.

Na Proposta Pedagógica

• Ação educativa que prioriza a disciplina, a iniciativa, o respeito e a consciência cidadã.
  • Valorização dos talentos do educando nas atividades artísticas, culturais e esportivas.
  • Inclusão de aulas de línguas estrangeiras (inglês, espanhol e/ou japonês).
  • Formação continuada dos professores, através de encontros pedagógicos sistematizados, assegurando a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, a fim de que os alunos estejam preparados para os diferentes desafios do cotidiano e para os principais concursos vestibulares, incluindo o ENEM e o PEIES.
  • Formação continuada para os pais no decorrer do ano letivo, com temas diversificados e pertinentes à realidade.
  • Realização de palestras formativas com apoio do efetivo da Brigada Militar (integrantes do quadro da Saúde, de Carreira e Forças Armadas) e também profissionalizantes, conveniadas com o Ministério Público e Universidades.
  • Implementação do projeto de Ressignificação das Aprendizagens (Reforço Escolar) a partir do 2º trimestre, aos alunos com média trimestral inferior a sete, além de plantões para esclarecimento de dúvidas.
  • Implementação de Conselho de Classe Participativo, entre todos os seguimentos da Comunidade Tiradentes, com o estabelecimento de acordos que visam à melhoria do ambiente Escolar.

Na Estrutura

• Funcionamento em turno integral (segunda a sexta em dois turnos e alguns sábados letivos pela manhã).
  • Existência de um espaço interno próprio arborizado (área verde) do colégio, oportunizando a comunidade Tiradentes maior lazer, integração e contato com a natureza.
  • Oferecimento de transporte para atividades pedagógicas com ônibus próprio, propiciando deslocamento rápido e seguro para o desenvolvimento de diversas atividades.
  • Vídeo monitoramento nas dependências da escola, visando facilitar o acompanhamento e desempenho da vida escolar dos alunos.
  • Comunicação eletrônica (e-mail) dirigida a alunos e familiares, agilizando e facilitando o recebimento das informações.
  • Segurança escolar.

No desenvolvimento da autonomia e da cidadania

• Participação efetiva em diversos projetos sociais.
  • Promoção de atividades socioculturais que viabilizam o fortalecimento da amizade (gincanas, festivais, festas e bolo vivo-15anos).
  • Participação no Inter-estudantil Tiradentes, estimulando a liderança e participação dos alunos em assuntos da vida escolar, bem como na ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS COMO FESTA DA CORTE, FESTA JUNINA e, em especial a FORMATURA PARA O ÚLTIMO ANO.