Objetivo/Estruturação

Visão

• Ser referência como instituição pública de excelência na Educação de Ensino Médio;
  • Promover o desenvolvimento pessoal e intelectual do aluno Tiradentes.

Missão

• Promover a formação integral de Jovens através da disciplina, da hieraquia e do ensino qualificado, de acordo com as exigências de seu tempo.

• Ética
  • Disciplina;
  • Moral;
  • Cidadania;
  • Excelência intelectual e disciplinar;
  • Solidariedade;
  • Responsabilidade;
  • Respeito;
  • Liderança;
  •  Autonomia;

Objetivos do Colégio

• Oportunizar a interdisciplinaridade e contextualização das áreas do conhecimento, a formação de um aluno ético, moral, e de um cidadão consciente do seu papel transformador, de uma sociedade individualista para uma sociedade solidária, capaz de oferecer e fazer justiça a todos os segmentos.
  • Proporcionar ao educando uma formação integral voltada para o exercício da cidadania e inserção no mercado de trabalho.

Objetivos do Ensino Médio

Oportunizar ao aluno:

• A formação necessária para associação da construção do conhecimento à vida prática, através dos componentes curriculares que devem perpassar os conteúdos uns dos outros, na vivência do aluno e no seu meio social;
  • O desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo e de suas potencialidades,
  • O aprimoramento das relações intrapessoais e interpessoais, permitindo enfrentar e vencer as adversidades do meio, oferecendo condições para comunicar-se com eficiência em seu ambiente escolar e no mundo que o cerca.

Estruturação do Colégio

O Colégio Tiradentes é um Órgão Policial Militar (OPM) de ensino da Brigada Militar, subordinado ao Departamento de Ensino da Brigada Militar.

O Colégio Tiradentes possui como Comandante um Oficial Superior do Quadro de Oficiais do Estado Maior – Major ou TenCel – QOEM, designado pelo Comando-Geral da Brigada Militar.

O Sub-comando é exercido por Oficial Intermediário do Quadro de Oficiais do Estado Maior – Capitão – QOEM, que exerce a supervisão das atividades de ensino, administrativas e disciplinares do Colégio.

O CORPO DOCENTE é composto por professores oriundos da Secretaria de Educação do Estado do RS, cedidos através de convênio para a Secretaria de Segurança Pública e, instrutores militares. As atividades de Ensino são desenvolvidas de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei de Ensino da Brigada Militar em conjunto com as demais leis vigentes e, baseadas nos documentos de ensino que norteiam o colégio: Projeto Político-Pedagógico, Regimento Interno e Plano de Estudo.

Além das disciplinas previstas pela legislação federal, o Colégio Tiradentes oferece uma série de atividades extras que visam à formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres, bem como proporciona a construção de competências e habilidades de extrema necessidade na vida adulta.

As seções e repartições do colégio organizam-se conforme QO – Quadro de Organização e QE – Quadro de Efetivo, oriundos da corporação, com suas designações de efetivos e atribuições prescritas em legislações e normas específicas.