15/02/2013

A cultura da educação

A triste realidade na qual se encontra a educação brasileira tornou-se tópico para discussões e análises. Todos querem encontrar o culpado, o responsável, ou quem irá resolver as falhas do sistema educacional.

Al. Mariana Rech

A culpa recai sobre o governo, os professores, a falta de verbas e até sobre o desenvolvimento social e globalização, que supostamente mudaram a forma com a qual o ensino é formado nas escolas. Deixamos de olhar para nós mesmos. Talvez o erro conste na forma com que aprendemos a tratar a escola e o professor dentro de nossas casas, pelo exemplo de nossos pais.

Temos o péssimo hábito de implorar às nossas crianças que estudem, pois assim passarão de ano. Como se este fosse o motivo, a recompensa pela qual se deve tirar boas notas e estar atento às aulas. Se não bastasse, elegemos matérias importantes e outras nem tanto: aulas de Matemática são essenciais, porém filosofia e artes são, de certa forma, irrelevantes. Por vezes, apelidamos alunos dedicados e os tratamos como estudantes à parte no meio escolar. Idealizamos o bom professor com aquele que facilita o aprendizado com provas simples e pouca cobrança, e nomeamos como tirano o educador mais exigente. Criamos imagens e conceitos distorcidos do ensino. Não são atitudes unânimes, mas têm se tornado mais frequente e preocupantes. Elas afetam diretamente a eficiência e a qualidade do aprendizado em sala de aula.

Faltam verbas governamentais e a qualificação de grande parte dos profissionais da educação merece mais atenção. Mas não haverá mudanças no sistema de ensino de o aluno não for motivado a estudar. Os pais e a comunidade são importantíssimos no processo de valorização da escola. Eles precisam fomentar o aprendizado, gerar crianças curiosas pelo saber.

É necessário mudar uma cultura, uma tradição que não relaciona corretamente educação ao amadurecimento pessoal, capacitação para o mercado de trabalho e crescimento econômico de um país. A mudança que a educação precisa se encontra dentro dos lares brasileiros,ela é extremamente relativa ao ambiente familiar e ao que se aprende nele.