cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops

Com a Palavra - Alunos

15/02/2013

A cultura da educação

A triste realidade na qual se encontra a educação brasileira tornou-se tópico para discussões e análises. Todos querem encontrar o culpado, o responsável, ou quem irá resolver as falhas do sistema educacional.

Al. Mariana Rech

A culpa recai sobre o governo, os professores, a falta de verbas e até sobre o desenvolvimento social e globalização, que supostamente mudaram a forma com a qual o ensino é formado nas escolas. Deixamos de olhar para nós mesmos. Talvez o erro conste na forma com que aprendemos a tratar a escola e o professor dentro de nossas casas, pelo exemplo de nossos pais.

Temos o péssimo hábito de implorar às nossas crianças que estudem, pois assim passarão de ano. Como se este fosse o motivo, a recompensa pela qual se deve tirar boas notas e estar atento às aulas. Se não bastasse, elegemos matérias importantes e outras nem tanto: aulas de Matemática são essenciais, porém filosofia e artes são, de certa forma, irrelevantes. Por vezes, apelidamos alunos dedicados e os tratamos como estudantes à parte no meio escolar. Idealizamos o bom professor com aquele que facilita o aprendizado com provas simples e pouca cobrança, e nomeamos como tirano o educador mais exigente. Criamos imagens e conceitos distorcidos do ensino. Não são atitudes unânimes, mas têm se tornado mais frequente e preocupantes. Elas afetam diretamente a eficiência e a qualidade do aprendizado em sala de aula.

Faltam verbas governamentais e a qualificação de grande parte dos profissionais da educação merece mais atenção. Mas não haverá mudanças no sistema de ensino de o aluno não for motivado a estudar. Os pais e a comunidade são importantíssimos no processo de valorização da escola. Eles precisam fomentar o aprendizado, gerar crianças curiosas pelo saber.

É necessário mudar uma cultura, uma tradição que não relaciona corretamente educação ao amadurecimento pessoal, capacitação para o mercado de trabalho e crescimento econômico de um país. A mudança que a educação precisa se encontra dentro dos lares brasileiros,ela é extremamente relativa ao ambiente familiar e ao que se aprende nele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cheap football shirts cheap football kits cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit