24/06/2013

Educação como solução

O aumento no número de crimes cometidos por menores de idade coloca a tona a questão da maioridade penal. Muitas vezes, os jovens infratores aproveitam desse artifício para não responderem como adultos, e dessa forma podem ficar pouco tempo internados. No entanto, a simples redução da maioridade pode não ser a solução dos crimes.

Al Bruno Feron - Turma 302 - Projeto Texto do Maioridade Penal

Al Bruno Feron – Turma 302 – Projeto Texto do Maioridade Penal

Uma vez que são judicialmente considerados adolescentes ou crianças, os infratores são julgados como tal, ou seja, possuem pena criminal reduzida. Geralmente, de acordo com a gravidade do delito, ficam internados na Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) por no máximo três anos. Sabendo disso, aliciadores investem em menores de idade para cometer crimes, tais como o tráfico de drogas, atuando principalmente no meio escolar; ou inclusive em homicídios e assaltos.
É preciso entender que os projetos sociais e educacionais brasileiros não funcionam devidamente. Problemas com menores infratores seriam bem menores se os três milhões de jovens que não estão matriculados frequentassem as escolas. O número assusta e certamente é uma das causas do elevado percentual de crimes cometidos por crianças e adolescentes. A redução da maioridade penal seria apenas a confirmação do descaso com a educação no Brasil, visto que, cada vez mais os jovens começariam a ingressar nos crimes.
A criança e o adolescente não possuem a mesma mentalidade de um adulto. São facilmente influenciáveis e não tem consciência de seus atos, por isso devem ter uma boa base de educação, frequentando regularmente as escolas. A redução da maioridade criminal não é a solução para punir os jovens criminosos, acima de tudo o governo precisa investir na educação das pessoas.