cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops cheap football kits cheap football shirts cheap football tops

Com a Palavra - Alunos

9/05/2016

Liberdade, Igualdade e Fraternidade

JOANA LETICIA SPADOA

JOANA LETICIA SPADOA

Na contemporaneidade, a sociedade é acometida por numerosas informações e acontecimentos negativos. Pode-se citar como exemplo a corrupção, a crise dos refugiados, os ataques terroristas, os surtos epidêmicos e a fome. Vive-se uma situação de antagonismo entre os indivíduos e, desta forma, é custoso manter uma cultura de paz e união entre os povos. Em 2016, em meio à atual conjuntura mundial, os Jogos Olímpicos trazem expectativas de contribuir na busca de uma maior harmonia entre as nações.

Desde os seus primórdios na Grécia Antiga e no transcorrer da história, as Olimpíadas assinalam um período de redução dos mais diversos conflitos ao redor do mundo. Os atletas, representando seus países, encontram-se e integram suas culturas, promovendo assim, uma grande reunião da diversidade mundial.  Todos podem levantar sua bandeira, cantar os seus hinos, dançar a sua música e, sobretudo, trocar experiências e conhecer os costumes dos demais. Nesse viés, o contato entre as nações é um fator com notável contribuição na aceitação e respeito mútuos entre estas mesmas. Isto é propiciado para todos que acompanham os Jogos, seja na cidade-sede ou por meio da mídia. Durante alguns dias, o mundo se volta para a contemplação de uma atividade muito apreciada e realizada: o esporte.

Acresce-se o fato que as Olimpíadas, surpreendentemente, suscitam três valores com insigne significado histórico: a liberdade, a igualdade e a fraternidade – os ideais da Revolução Francesa. A liberdade é concebida quando todas as nações podem participar dos jogos, apresentar seus talentos no âmbito esportivo, divulgar suas culturas e integrar-se às demais. Neste sentido, surge a igualdade, uma vez que todos estes fatores abordados pela liberdade são garantidos igualitariamente a todas as nações, independentemente do poderio econômico, militar, tecnológico ou científico. Além disso, a igualdade é aplicada não somente às nações mas também aos atletas, pois, a participação dos para-atletas também representa um avanço significativo na execução deste valor. Para completar a liberdade e a igualdade, surge a fraternidade, como meio proporcionador da integração entre os atletas, da minimização da competição bem como da união entre as nações.

A ocorrência dos Jogos Olímpicos não significa que, durante este intervalo de tempo, as mazelas sociais são desconsideradas. Os valores concernentes ao próprio torneio evidenciam a necessidade de união entre os países para proporcionar melhores relações entre os indivíduos bem como solucionar estes problemas. Parafraseando Madre Teresa de Calcutá, os jogos olímpicos são como uma gota d’água de esperança no oceano que é o futuro da humanidade, ou seja, mesmo ínfimos são imprescindíveis para a efetivação da paz mundial.

Uma resposta para “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”

  1. Lucelia Silvestri disse:

    Parabéns Leti, Merecidíssimo! Conseguistes explanar o tema transformando-o em quase poesia com tuas afirmações claras e concisas. Aproveite este momento onde, literalmente, a história passará pelas tuas mãos!
    P.S. Orgulhosa por sermos conterrâneas 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cheap football shirts cheap football kits cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit cheap football shirts cheap football kit