20/06/2013

Maioridade Penal

Sabemos que a maioridade penal é um tema bastante crítico, onde todos gostam de expressar suas opiniões e defender seu ponto de vista. Creio que a idade essencial para tal responsabilidade seria os 16 anos, afinal, os jovens nesta idade já assumem outras responsabilidades, como exemplo disso podemos citar o direito de votar e de trabalhar.

Al Amanda Scariot - Turma 302 - Texto Projeto Cuca Filosófica.

Al Amanda Scariot – Turma 302 – Texto Projeto Cuca Filosófica.

Sendo os jovens considerados responsáveis o suficiente para tais atividades de tamanha seriedade, são também capazes de responder por seus próprios atos. Então, se eles têm maturidade para escolher o presidente do seu próprio país, podem indubitavelmente saber a diferença entre certo e errado.Algumas gangues e quadrilhas usam os menores como válvula de escape para seus crimes, pois os mesmos são punidos de maneira extremamente mais leve ou algumas vezes, nem mesmo são punidos. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) protege os menores infratores com leis que são, em minha opinião, nada severas. Em alguns países, usando como exemplo os Estados Unidos, algumas leis são bastante rigorosas quanto a isso. Uma criança de 12 anos matou a madrasta grávida de 8 meses, e levou a pena de prisão perpétua. Punição essa que não encontramos no Brasil.

Não podemos esquecer que a educação está na base de toda a sociedade equilibrada. Portanto, ao observarmos uma sociedade como a nossa, com os problemas que enfrentamos relacionados à marginalidade, falta de policiamento nas ruas, vagas nas penitenciarias e todo tipo de insegurança, possuem suas raízes num sistema educacional falido e sem investimentos.
Em um país onde a Copa do Mundo suga todos os investimentos, inclusive os que deveriam ser direcionados as necessidades básicas da população, não podemos esperar nada mais que uma juventude desnorteada, sem valores. Se todos tivessem tido acesso garantido a uma educação de qualidade e formadora, não teríamos motivos para estar discutindo este assunto.