9/05/2016

Promotor de Interação Social

Isadora Henrich

Al. Isadora Henrich Turma 101

Com origem no século XX, o esporte adaptado para deficientes tonou-se um importante meio de inclusão social, aprimorando as habilidades físicas e motoras das pessoas com deficiência, deixando-as mais independentes para a realização de atividades do dia-a-dia e aumentando sua autoestima. A importância social do esporte já foi comprovada e, além dela, a prática desportiva para deficientes passou a adquirir grande relevância no âmbito profissional.
A prática do esporte pode transformar a vida de muitas crianças e adolescentes, estimulando a superação de barreiras e limitações e, consequentemente, o crescimento das noções de solidariedade e respeito às diferenças. A verdadeira inclusão social através do esporte enfatiza oportunizar vivências produtivas às pessoas, independentemente de serem altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, videntes ou não, ouvintes ou não, com duas, uma ou nenhuma perna, com maior ou menor aptidão esportiva. Um atleta merece ser valorizado como tal, independente de competir nos Jogos Paraolímpicos ou Olímpicos.
Quem pratica esportes tem a oportunidade de tornar-se um cidadão melhor, porque treina, também, para a vida, isto é, para exercer os seus direitos e deveres com disciplina e determinação. O Brasil, por exemplo, tem cerca de 14,5% pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo assim, deve-se aproveitar ao máximo a prática esportiva através de investimentos nessa área, como por meio da abertura de associações que levem o esporte, sobretudo, a adolescentes com baixa situação financeira. A criação de campanhas que incentivem a prática esportiva, mostrando como a vida de uma pessoa pode mudar através do esporte, também é de significativa importância, construindo, assim, um país menos violento e com cidadãos de respeito, capazes de orgulhar uma nação.
Contudo, a maior glória das Paraolimpíadas não está somente na conquista de medalhas e na própria competição, e sim no exemplo que esses atletas passam para muitas pessoas que vivem isoladas devido às suas deficiências físicas e mentais. Mesmo quem não aspira ser atleta, pode encontrar inspiração e coragem ao acompanhar as notícias e os atuais acontecimentos, já que podem acabar identificando-se com aqueles que superaram as inúmeras dificuldades com luta, coragem, persistência e dedicação. Saber que há pessoas que, apesar dos obstáculos, foram à luta e venceram no esporte pode “irradiar” o otimismo e a perseverança, levantando a autoestima e reorientando as perspectivas em muita gente.
A divulgação dos Jogos Paraolímpicos fez com que todos ficassem admirados com tamanho desempenho dos atletas. As imagens devem ficar registradas para que se repensem opiniões, conceitos e ações em relação a essas pessoas que estão, com certeza, muito próximas de todos, mas que só adquirem visibilidade social nesse tipo de competição. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, serão uma grande oportunidade para o esporte brasileiro autenticar seu papel social. Que a herança seja repleta de histórias de sucesso.