9/05/2016

Superação Nacional

Camila Rambo

Al. Camila Rambo 2º Ano

O atleta lança-se sobre a linha de partida, um passo atrás do outro. Pés determinados, corajosos e inspirados. Pés que defendem a igualdade de gênero e de habilidade, que necessitam de um tratamento respeitoso e de oportunidades. Numa sociedade onde pessoas com deficiências físicas foram segregadas durante milhares de anos, o Brasil, num contexto de país-sede das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, incentiva o esporte e a inclusão social de maneira a estabelecer oportunidades a esses atletas paralímpicos.

Os jogos paralímpicos têm como princípios o corpo e o movimento, e são consequência do movimento e manifestação dos ideais de justiça e igualdade dos atletas e da população brasileira e mundial. Utilizado como processo de reabilitação de soldados feridos na Segunda Guerra Mundial, o esporte para pessoas com deficiências ganhou, em 1960, sua primeira edição dos jogos paralímpicos em Roma. E no ano de 2016 mais uma conquista será proporcionada no Rio de Janeiro no Brasil.

O Brasil, contando com governantes preparando o país para receber as delegações esportivas, trabalhando com melhoramento de infraestruturas, e mais de 75000 pessoas envolvidas e estimuladas pelo processo de organização das paralimpíadas, demonstra os ideais de determinação, inspiração, igualdade e coragem que também são compartilhados pelos atletas
.
Diversas dificuldades para o pleno estabelecimento de satisfação atlética foram e ainda são encontradas na trajetória, sejam elas práticas de bullying e preconceito nas escolas ou entre os membros nas famílias, como na falta de incentivo e investimento nas categorias de base, para o treinamento e aperfeiçoamento das habilidades.

Desta forma, a força de vontade do esportista e da família, práticas nos estabelecimentos de ensino, projetos de inclusão, campanhas e intervenções, aprimoramento de infraestruturas públicas, incentivo familiar e de toda a sociedade que rodeia esses atletas com deficiências físicas são fundamentais no processo de inclusão social não somente no Brasil como no planeta inteiro. Proporcionando, assim como o esporte, meios válidos para o estabelecimento de princípios fundamentais à humanidade, o amor e a solidariedade plenos.