Com a Palavra - Professores

21/05/2014

Teatros para combater o preconceito linguístico

As variedades linguísticas são as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Nesse sentido, é importante perceber que são inúmeros os fatores que influenciam no modo de falar das pessoas, e esses diferentes jeitos de falar devem ser respeitados. São os ensinamentos da sociolinguística, os quais precisam ser trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa para combater o preconceito linguístico.

Para que esses conhecimentos adquiridos fossem melhor assimilados, os alunos dos 1° anos do CTBM foram convidados a criar situações de comunicação utilizando sotaques, gírias e expressões de diferentes lugares do Brasil, já que, por ser de grandeza continental, nosso país é um bom exemplo de pessoas que falam o mesmo idioma, mas sem parecer que falam exatamente a mesma língua.

Para tanto, os alunos pesquisaram, sintetizaram informações, criaram cenas, cenários e diálogos e apresentaram para os demais colegas. Dessa forma, eles entenderam que não importam o sotaque, as palavras diferentes, as entonações na fala: se houve entendimento, houve comunicação. E isso é o mais importante.

Foram momentos divertidos e de muito aprendizado!

Prof. Vanessa França