10/07/2014

TRÁFICO DE PESSOAS

Turma 301

Kelen

O tráfico de pessoas consiste no “recrutamento” de pessoas para fins capitalistas, recorrendo à ameaça ou ao uso da força física, por parte dos aliciadores. Vítimas em geral facilmente coagidas com falsas expectativas de emprego em busca de melhores condições de vida. O aliciamento para exploração sexual é o mais comum e tem como público alvo mulheres e meninas. Há também a exploração do trabalho que está relacionado, em especial, a práticas antigas de escravidão, como a servidão e ao trabalho forçado sem remuneração, outra finalidade do tráfico humano é a remoção de órgãos para a comercialização ilegal.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o tráfico de pessoas movimenta anualmente cerca de 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor 85% provêm da exploração sexual. Algumas vítimas do tráfico conseguem a liberdade, no entanto por medo ou vergonha, pelo modo a qual foram submetidas, não denunciam o crime, o que torna o tráfico humano silencioso. O tema da campanha da fraternidade que é mundialmente conhecida decidiu focar e chamar a atenção de todos para com o tráfico humano no ano de 2014, onde através da Copa do Mundo o risco de vítimas desse crime, onde há exploração de trabalhadores, prostituição forçada e turismo sexual, deve-se ter um alto crescimento.

Grandes eventos mundiais estão também associados ao sofrimento daqueles que são traficados e é necessário que haja uma conscientização geral, uma ação em conjunto em favor da dignidade humana, pois são fatores relevantes para que a Copa não se torne algo horrivelmente vergonhoso. Traficantes de pessoas e outros criminosos tiram proveito de grandes ocasiões para explorar os mais vulneráveis, a taxa de sequestros de crianças também tem um aumento significativo. Portanto o mundo deve estar sempre atento a qualquer suspeita de locais, aliciadores do tráfico humano e denunciar imediatamente.

Texto da aluna Kelen Saraiva – turma 301