Notícias

Treinamento do plano de segurança e evacuação do Colégio Tiradentes de Passo Fundo

O Colégio Tiradentesna tarde terça-feira (27/06), após o intervalo de aulas, realizou o plano de segurança e evacuação em situação de sinistro.

Por iniciativa da instrutora da Extraclasse de Socorrismo, Soldado Charline do Corpo de Bombeiros que atua como efetivo do Colégio Tiradentes, foram mapeadas todas as dependências do colégio e elaborado, junto com os alunos, o Plano de Segurança e Evacuação. Além disso, realizaram-se alguns treinamentos com todos os alunos, os professores, os brigadianos e os funcionários do Colégio no decorrer do mês de junho para que todos os usuários do Colégio participassem em algum momento.

A finalidade é orientar o escape usando um conjunto de medidas e trajetórias destinadas a permitir a evacuação em caso de emergências (incêndios, explosões, distúrbios graves, etc.) no menor prazo de tempo. O Plano tem por objetivo regular a conduta dos usuários do prédio na sua desocupação total ou parcial, em casos de incêndio e/ou qualquer outro sinistro, de tal modo que a evacuação possa ocorrer de forma rápida e ordenada.

Do momento em que foi acionado o alarme até a evacuação total dos 242 alunos e 30 servidores militares e civis do prédio decorreram 45 segundos. A atividade também contou com a participação do 7º Comando Regional de Bombeiros, que após ser acionado chegaram com uma ambulância e um caminhão de combate a incêndio em quatro minutos para o atendimento do sinistro.

O treinamento conseguiu mostrar para os alunos que de forma ordenada eles conseguem evacuar o Colégio e sair de forma rápida e ordenada em menos de um minuto usando as vias de evacuação estipulas. Também serviu para que o Comando de Bombeiros tenha um feedback do tempo de resposta no atendimento de ocorrências de vulto.

Chegada do Bombeiro